Caso tenha alguma dúvida consulte as perguntas e respostas mais comuns sobre o serviço de reclamações e denúncias do CNBC
Como fazer uma reclamação?
Como enviar uma reclamação ou denúncia:
Enviar uma reclamação ou denúncia é muito simples, primeiro você precisa preencher um breve cadastro no Sistema de Atendimento, que é rápido, gratuito e independente da inscrição nos registros do CNBC.
Assim que seu cadastro no atendimento estiver feito, poderá entrar no sistema com seu login e senha e acessar a área restrita onde está o formulário para enviar sua denúncia.
O que é o Serviço de Atendimento?
O que é o Serviço de Atendimento do CNBC?
É um meio de receber, organizar e responder suas solicitações que chegam ao CNBC, existem outros canais como atendimento por telefone, whatsapp e respostas as perguntas em nosso perfil no Facebook ou canal no Youtube mas, estes canais são mais voltados para questões e informações mais simples.
O Serviço de Atendimento no portal é o caminho para quando se faz uma reclamação ou denúncia, se solicita um parecer, consulta técnica ou ainda um posicionamento formal do CNBC sobre alguma questão específica.
Quanto custa?
Quanto custa o atendimento no CNBC?
O uso do Sistema de Atendimento do CNBC é gratuito, não tem nenhum custo para fazer seu cadastro ou solicitações ou respostas, o serviço é mantido as custas próprias do CNBC.
Preciso fazer cadastro antes?
Por que precisa fazer um cadastro para acesso ao atendimento?
O cadastro para acesso ao atendimento é necessário tanto para podermos verificar se realmente é uma reclamação feita de origem séria como para justificar e legitimar nossas providências a partir da reclamação recebida.
Com o castrado de acesso ao atendimento feito, você poderá usar seu nome de acesso e senha nas próximas vezes que quiser usar os serviços ou acompanhar uma solicitação ou reclamação.
É necessário para evitar mau uso da ferramenta como trotes por exemplo e para comprovar a identificação do autor e assim legitimar que possamos tomar providências a respeito da reclamação recebida.
O que o CNBC vai fazer a respeito?
Quais as providências o CNBC numa reclamação:
Iniciantemente se analisa se há consistência e clareza de informações da reclamação de forma que se possa verificar se há veracidade e procedência que possa ser comprovadas, caso aceita a reclamação é aberta uma pasta , publicada na lista e se inciam as demais tramitações.
Dependendo do caso, pode ser feita tentativa de intermediação pelo CNBC pela solução harmoniosa da questão ou conforme gravidade são feitos encaminhamentos a autoridades do poder público e outras órgãos governamentais e entidades não governamentais de defesa de direitos.
E se eu já tenho inscrição nos registros do CNBC?
Já tenho inscrição nos registros do CNBC preciso fazer cadastro para atendimento?
Sim, o Sistema de Atendimento é um sistema separado e independente do Sistema de Inscrição e Consulta aos Registros.
Por que meu CPF?
Por que preciso informar meu CPF?
O CPF será uma das chaves de segurança que confirmar sua identificação no sistema de atendimento, isso evita que alguém se passe por você para fazer uma reclamação falsa por exemplo.
Não se preocupe, tanto seu CPF como outros dados pessoais de seu cadastro ficam ocultos e em sigilo, nenhuma informação pessoal ou dados que lhe identifique são divulgados.
Quanto tempo demora?
Quanto tempo demora a resposta?
A tramitação inicial de uma reclamação dentro do sistema normalmente é de 1 a 5 dias, depois de uma primeira resposta neste prazo, sempre que houver alguma novidade atualizamos o histórico na Lista de Reclamações e informamos o autor pelos contatos do cadastro de atendimento as novidades do atendimento.
E se eu não tiver isncrição nos registros do CNBC?
No cadastro pergunta se tenho registro no CNBC, e se eu não tiver?
O sistema de atendimento é aberto e pode ser usado por toda pessoa interessa, independentemente de possuir ou não inscrição nos registros do CNBC, todas são atendidas com a mesma atenção e presteza, a pergunta é porque as pessoas inscritas nos registros do CNBC, entre seus benefícios e vantagens, tem prioridade no atendimento.
Ainda tem alguma dúvida?
use os contaots disponíveis em cnbc.org.br/contatos