Consulta: Legalidade e validade do registro no CNBC

Consultas
Ferramentas

Resposta a quanto a validade do Cartão de inscrição nos registros do CNBC

 

O cartão de inscrição nos registros do CNBC é um documento legal e lícito, ainda não é um documento de identidade reconhecido por lei federal, mas é um documento legitimo emitido pelo CNBC com validade em todo o território nacional identificando o portador como alguém aceito e inscrito em seus registros, diferenciand o portador como pessoa compromissada com o Código de Ética e as Normas Nacionais e preceitos para o melhor exercício da profissão.

Quanto à obrigatoriedade do aceite pelo contratante, seja empresa privada, instituição ou órgão público, o aceite acontece de forma voluntária e sua exigência ainda é opcional.

É crescente o número de estudantes e profissionais que se inscrevem e cada vez mais contratantes, sejam empresas privadas ou órgãos públicos, adotam a inscrição nos registros do CNBC como critério de seleção e padrão de qualidade por vários motivos.

Um dos principais diferenciais entre toda pessoa ou instituição inscrita nos registros do CNBC é que estes estão compromissados com o Código de Ética e as Normas Nacionais do CNBC, logo oferecem muito mais segurança por estes padrões, por isso tanto profissionais responsáveis e compromissados quanto instituições sérias se inscrevem e exigem a inscrição, mesmo sendo voluntária, é digno ao profissional e lícito ao empregador adotar tal critério.

Portanto, não há nenhum prejuízo à pessoa que tenha inscrição junto aos registros do CNBC quanto a alguma reserva de mercado ou discriminação de qualquer tipo, muito pelo contrário. Porém algum contratante pode, por desinformação ou mal entendimento, não considerar a inscrição e adotar outro critério quanto ao reconhecimento do profissional, para cada caso assim há um tratamento buscando melhor entendimento.

Ainda para seu conhecimento, vários trabalhadores aqui do Brasil tem sido contratados para atuar em outros Países, recentemente chegou-nos a informação que Bombeiros brasileiros foram contratados em Portugal (8) e na França (150), e que o único documento de reconhecimento profissional exigido destes trabalhadores foi o cartão de registro no CNBC.

Esteja confiante, acredite e honre sua inscrição bem como o Código de Ética promovido pelo CNBC, deixando assim refletir os seus valores e dignidade quanto à sua profissão.

 

Ivan Campos - Presidente CNBC
Bombeiro Nivel 3– CNBC 010001