Varginha-MG, formatura da 1ª turma de Bombeiros civis

Brasil
Ferramentas
Tipografia
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Emoção em Varginha-MG durante a formação da 1ª turma de Bombeiros civis da cidade.

Com 29 formandos, sendo 20 homens e 9 mulheres, a formatura começou na sexta feira, 29/07, com missa celebrada pelo Padre João Batista capelão da marinha, na igreja Matriz da cidade, seguindo na noite de sábado a cerimônia de entrega de certificados e concluída no domingo, 31/07, com um almoço de confraternização.

Promovida pelo Centro de Treinamento Externo ProLife-CETEP da empresa ProLife Urgência e Emergência. Empresa com histórico de serviços de resgate, urgência e emergência na área da saúde e segurança do trabalho, pioneira na formação de Bombeiros em Varginha-MG.

A entrega de certificados ocorreu no Teatro Capitólio cujo prédio é tombado como patrimônio histórico da cidade, estiveram presentes, para prestigiar os formandos, autoridades como o Exmo. Sr. Prefeito Antônio Silva e o Vice-Prefeito Sr. Vérde Lúcio Melo, o Sr. Cmt. da Guarda Civil Municipal de Varginha Sr. Gerson Alves da Trindade, responsável também pelo serviço de Bombeiros do aeroporto Mj. Brig. Trompowsky, o Sr. Ivan Campos e Sra. Leila Brandão, presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Bombeiros Civis-CNBC, professores, familiares e amigos lotaram o teatro.

A emocionante cerimônia teve momentos cinematográficos como a entrada dos formandos e outros muito comoventes, entre eles uma homenagem póstuma a Pablo Alexandre de Paula, membro da equipe que acompanhava a turma em curso, falecido ao final do ano deixou saudades e em sua homenagem houve a entrega da bandeira da escola para sua irmã, Sra. Aline de Paula, que recebeu as condolências de todos.

Outros dois momentos comoventes foram na entrega do certificado ao aluno Marcelo, modelo de superação por ter sido vítima de septicemia (infecção generalizada) decorrente de complicação após  extração dentária, superando risco de morte e internação em terapia intensiva, também na entrega do certificado ao formando Gabriel que também enfrentou problemas de saúde, nestes momentos por inciativa dos colegas formandos houve aclamação de apoio entre aplausos acalorados e incentivos.

Durante as considerações de alguns dos ilustres componentes da mesa de honra destaques as falas do Exmo. Sr. Prefeito Antônio Silva, sobre a importância do momento de formatura aos jovens e a receita recomendada do sucesso para os formandos na profissão que escolheram, em tudo na vida está em 3 pilares: Vocação, Disciplina e Foco, explicando como cada item se aplica a vida.
Concluiu explicitando a importância e orgulho do município em ter entre seus cidadãos estes formandos que agora passam a ajudar na proteção, prevenção e socorro à toda sociedade.

A fala do Sr. Ivan Campos, presidente do Conselho Nacional de Bombeiros Civis-CNBC, lembrou a história da profissão no Brasil e no Mundo e que os formandos agora fazem parte desta história, da importância e responsabilidades da profissão, recomendou que nos momentos difíceis que por ventura surjam superem com resignação e evitem que o orgulho da profissão se transforme em arrogância, mas que mantenham a humildade daqueles que escolhem por profissão ajudar e fazer o bem sem ver a quem.

Acrescentou que o mercado e as possibilidades da profissão são bastante amplas, seja em empresas privadas da região como as indústrias, shoppings e eventos, em serviços públicos pelo município ou ainda além das fronteiras, em refinarias, plataformas Offshore além-mar ou em usinas nucleares, até outros países como integrantes de entidades de ajuda humanitária e tantas e tantas outras formas e áreas de exercício da profissão, tudo depende de onde sejam empregados.

Concluiu as boas vindas aos novos integrantes da profissão recomendando que se por ventura não puderem salvar alguém mesmo fazendo o máximo possível, que sejam tolerantes consigo mesmos e lembrem que sempre há um dia depois do outro e que haverá mais pessoas que precisarão de suas ajudas.

O cerimonial foi impecável, desde a abertura até o ponto alto que foi a entrega de certificados onde cada formando(a)  subiu ao palco e recebia os cumprimentos dos integrantes da mesa, o certificado das mãos do coordenador do curso e seguindo os preceitos do CNBC, um padrinho retirava as tarjetas de “aluno” do peito e costas do uniforme do formando e colocava as novas como “Bombeiro” ou “Bombeira” acompanhado do boné com o respectivo título, momento de muita emoção e orgulho tanto para os formandos quanto para seus padrinhos.

Vale lembrar que o convencional é que os formandos estejam com uniforme sem tarja alguma e após receberem o certificado os padrinhos colocam a tarja com título profissional, porém, esta variação em que a tarja com o título profissional substitui a com termo “aluno” se mostrou interessante.

Dentre os padrinhos, familiares, cônjuges e convidados, algumas presenças ilustres como a do Sr. Mauro Cesar, SGT. na corporação de Bombeiros Militar Estadual lotada no município, que colaborou muito com a formação da turma, recebendo menção do orador e aplausos.
Também destacada a presença do Sr. Gilberto Kallas conceituado mergulhador profissional que entre seus 70 anos de idade, mais de 42 como profissional da área, soma mais de 6mil horas de mergulho e dois títulos de recordista em profundidade e em permanência sob água.

Houve homenagens, um prêmio de superação ao aluno Marcelo Deodoro que superando o risco de morte mencionado concluiu o curso e ao aluno Frederico Ribeiro por destaque em excelência na formação com média final de 94%. O Sr. Ivan Campos, presidente do CNBC foi agraciado com uma placa comemorativa com a inscrição:

“O valor de grandes homens se mede pela importância dos serviços prestados a humanidade (Voltaire)
Ivan Campos de Carvalho, nosso agradecimento e reconhecimento da turma Alpha do curso de Bombeiro civil, pelo exemplo de cidadão e profissional na presidência do CNBC.
Varginha, 30 de Julho 2016”

A emoção foi o grande destaque entre formandos e convidados, como na exibição de vídeo com momentos do curso, o chamamento pelo nome de cada aluno ao palco e no final da cerimonia quando todos gritaram e arremessaram seus bonés para o alto, muitos abraços e uma sensação de que algo bom acontecia a todos que lá estavam, uma energia que contagiou os presentes e que com certeza foi um marco na vida de formandos(as) e docentes.

Para os representantes da presidência do CNBC, participar da ocasião foi uma honra muito gratificante, ao constatar na prática que a adoção dos parâmetros do CNBC pela entidade de ensino que buscou inscrição junto ao Conselho, impactou positivamente para a boa formação destes alunos que tiveram contato com os preceitos, o código de ética e as normas nacionais do CNBC aplicadas em seu curso promovendo a excelência técnica e a conscientização quanto ao respeito e espírito solidário e fraterno entre todos que escolhem ajudar ao próximo como profissão.

O presidente do CNBC enfatiza que há três momentos importantes para uma instituição de ensino em nossa área, a fase 1 que é quando se planeja um curso, a fase 2 que é o decorrer deste curso e a fase 3 após o curso que consiste na responsabilidade social da entidade de ensino em fazer sua parte para promover mercado de trabalho aos formandos, o maior anseio de todo aluno e profissional.

Em desdobramento da ocasião tão especial, empresários, parlamentares e autoridades da região já se empenham em ações para desenvolver o mercado de trabalho para estes profissionais tanto nos setores público quanto privado gerando emprego e ainda mais segurança em prevenção e resposta à emergências para toda a sociedade.

Nossas melhores expectativas de sucesso e prosperidades à profissão e aos novos Bombeiros(as) civis da região de Varginha-MG que, com certeza, podem ter papel significativo no cenário nacional.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar